O que é Esofagite

Home Orientações

O que é Esofagite
O que é Esofagite

14/03/2019

Esofagite é uma inflamação da mucosa do esôfago, órgão muscular que desce pelo tórax, na frente da coluna vertebral, e transporta os alimentos da boca até o estômago.
As causas mais comuns da esofagite estão associadas ao retorno ou permanência do conteúdo estomacal no esôfago, cuja mucosa não está preparada para receber substância tão irritante. Entre elas destacam-se:
-Hérnia de hiato – provocada pelo deslocamento da parte superior do estômago do abdômen para o tórax, através do hiato, isto é, de uma abertura no diafragma por onde passa o esôfago;
-Incontinência do esfíncter (anel) inferior do esôfago – falha no funcionamento da válvula cárdia localizada entre o esôfago (que tem pressão negativa) e o estômago (com pressão positiva). Essa válvula deveria abrir-se para a passagem dos alimentos e fechar-se logo depois para impedir a entrada do conteúdo estomacal no esôfago;
-Defeito no clareamento do esôfago – alteração no mecanismo de limpeza que o esôfago faz em si mesmo por meio dos movimentos peristálticos (ondas rítmicas de contrações musculares que empurram o bolo alimentar). Como resultado, a secreção ácida e os alimentos permanecem mais tempo no esôfago e agridem sua mucosa.
Fonte: Dr. Drauzio Varella

Ao pressentir qualquer sintoma procure um médico especialista.

As informações dessa página são de caráter informativo e não substituem a consulta médica.

Fale Conosco

(67) 3421-7474 / 3421-5454

Faça uma visita

R. Hayel Bon Faker, 3445