Toxoplasmose: Você sabe o que é?

Home Orientações

Toxoplasmose: Você sabe o que é?
Toxoplasmose: Você sabe o que é?

30/09/2019

Toxoplasmose é uma doença infecciosa, congênita ou adquirida, causada pelo protozoário Toxoplasma gondii, facilmente encontrado na natureza, sobretudo nas regiões de clima temperado e tropical. Trata-se de um parasita intracelular que pode infectar pássaros, roedores, animais silvestres e um número grande de mamíferos (bovinos, suínos, caprinos, ovinos), inclusive os seres humanos de todas as idades.

O gato e outros felídeos são os únicos hospedeiros definitivos do T.gondii. Ou seja, nesses animais o ciclo reprodutivo do parasita se completa nas células da mucosa intestinal, e eles eliminam ovos (oocistos) nas fezes durante a fase aguda da infecção. No solo, depois de esporulados, eles se tornam infectantes.
Homens e os outros animais são apenas hospedeiros intermediários do parasita que penetra pelo tubo digestivo e, através da corrente sanguínea, pode alojar-se em diferentes tecidos do corpo.


O parasita da toxoplasmose está espalhado pelo mundo. Embora não seja transmitido de uma pessoa para outra, qualquer um de nós pode ser infectado, desde que não tome alguns cuidados elementares com a prevenção.


A toxoplasmose não é contagiosa. Na grande maioria dos casos, a doença é adquirida por via oral, isto é, pela ingestão de carnes cruas ou mal passadas de hospedeiros intermediários que contêm cistos do parasita, ou pelo consumo de água, frutas e verduras cruas que abriguem oocistos do Toxoplasma gondii. O contágio pode ocorrer também pela manipulação de alimentos ou utensílios de cozinha (facas e tábuas, por exemplo) por ele contaminados.
A toxoplasmose pode ser transmitida da mãe para o feto durante a gestação através da placenta (toxoplasmose congênita) ou, num número menor de casos, por transfusão de sangue e pelo transplante de órgãos, se os doadores estiverem infectados.


Sintomas


A toxoplasmose pode ser uma doença assintomática. Se o sistema imunológico estiver fortalecido, o parasita pode permanecer inativo em tecidos do corpo do portador por toda a vida, sem que ele sequer saiba que foi infectado. Alguns poucos, porém, podem apresentar sinais discretos da infecção semelhantes aos de um quadro viral comum, como dor no corpo e de cabeça, febre, cansaço e linfonodos inflamados.


No entanto, se o sistema de defesa estiver debilitado, a infecção pelo Toxoplasma gondii pode espalhar-se pelo cérebro, coração, fígado, músculos, pulmões, olhos, ouvidos, etc. Nesses casos, merecem destaque os seguintes sintomas:


- Dor de cabeça e garganta;
- Manchas pelo corpo: exantema máculo-papular (vermelhidão em forma de pequenas manchas e pápulas);
- Confusão mental;
- Convulsões;
- Encefalite;
- Aumento do fígado e do baço;
- Moléstias pulmonares (pneumonite) e cardíacas (miocardite);
- Linfonodos aumentados, ou seja, gânglios espalhados pelo corpo;
- Dificuldade para enxergar que pode evoluir para cegueira;
- Problemas de audição;
- Lesões na retina (coriorretinite).


Diagnóstico


O diagnóstico leva em conta a avaliação clínica e o resultado de exames laboratoriais, a fim de determinar se a pessoa possui anticorpos contra o parasita da toxoplasmose no sangue. Portanto, é importante investigar:


• Se a pessoa é portadora de moléstias ou faz uso de medicamentos que podem comprometer o sistema imune;
• Os hábitos alimentares, especialmente se está acostumada a comer carne crua ou mal passada e vegetais que não sabe explicar como são higienizados;
• Se entrou em contato com áreas onde vivem felinos domésticos ou silvestres.


A tomografia computadorizada e a ressonância magnética ajudam a avaliar em que medida a doença pode ter afetado o cérebro. Em raríssimos casos, pode ser necessário realizar a biopsia de uma pequena amostra de tecido cerebral para identificar a existência de cistos nesse órgão.

 

Fonte: Portal Drauzio Varella (adaptado)

 

Esse texto informativo não exclui a necessidade de uma consulta. Em caso de suspeita procure um serviço de saúde de sua confiança.

Fale Conosco

(67) 3421-7474 / 3421-5454

Faça uma visita

R. Hayel Bon Faker, 3445