Você sabe o que é CPRE?

Home Orientações

Você sabe o que é CPRE?
Você sabe o que é CPRE?

19/06/2019

O nome é complicado: Colangiopancreatografia Retrógrada Endoscópica ou CPRE. Trata-se de um exame endoscópico que tem por objetivo detectar e tratar doenças que acometem os ductos de drenagem do fígado e do pâncreas (as vias biliares intra e extra-hepáticas) e o canal pancreático principal.

As principais manifestações das doenças dos ductos pancreáticos e biliares são icterícia (olhos e pele amarelada), dor abdominal, febre e alterações bioquímicas nas enzimas hepáticas e pancreáticas. Esses sinais e sintomas podem ser decorrentes de cálculos e tumores biliares, tumores e cistos pancreáticos, pancreatite crônica, doenças do fígado, extravasamentos após trauma ou cirurgia e estreitamentos inflamatórios ou pós-cirúrgicos das vias biliares.

Podem ser extremamente graves com evolução por exemplo para lesões irreversíveis de fígado que podem levar à necessidade de transplante do órgão ou até mesmo óbito. O procedimento é realizado com o auxílio de um Vídeo-Endoscópio (Sistema endoscópico com uma câmera na ponta) especial, chamado duodenoscópio, que possui visão lateral. Isto objetiva a visualização de um orifício existente na segunda porção do duodeno, chamada de papila duodenal. Através dela introduz-se um cateter com contraste, e utilizando-se um equipamento de raio-X Portátil, poderão ser visualizados os ductos biliares e pancreáticos.

Durante o exame as imagens radiológicas são interpretadas pelo médico endoscopista. Dependendo do diagnóstico e da situação clínica, poderão ser realizados procedimentos adicionais visando tratamento, como a papilotomia (secção longitudinal da papila e seus pequenos músculos, visando ampliar o orifício de drenagem), retirada de cálculos com balão extrator ou cesta, dilatação de estreitamentos (estenoses) com balões ou sondas dilatadoras e drenagem biliar ou pancreática com emprego de próteses.

Fonte: H. Strattner (adaptado)

Fale Conosco

(67) 3421-7474 / 3421-5454

Faça uma visita

R. Hayel Bon Faker, 3445